sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tempo

Quantas vezes temos a sensação que os dias são todos iguais? O mesmo trabalho, as mesmas pessoas, as mesmas rotinas, tudo igual. Pois. Só que um dia paras para pensar e apercebes-te que passaram alguns 10 anos. Seja porque passas por um sítio ao qual não ias há imenso tempo e está tão diferente ou porque te olhas ao espelho e vês rugas novas ou porque vês um chavalo com quem andaste ao colo que já é adolescente com as calças a cair pelo cu abaixo e plena convicção que o mundo é seu. Há sempre momentos em que és chamado/a à realidade. E aí sim perguntas - para onde foi esse tempo todo?

Por vezes, a (re)descoberta leva-te a reflectir no que aprendeste nesse tempo que supostamente perdeste. E acredita que te lembrarás sempre de alguma coisa. No meu caso, julgo que das lições mais importantes que retive foi precisamente a noção do tempo. Quando somos crianças ou adolescentes ou mesmo jovens adultos parece que o único tempo que existe é o presente. E então vivemos tudo com emoção redobrada. O que é muito bom, até um certo ponto. Mas a verdade é que, à medida que envelheces, começas a perceber que nada é eterno. Se calhar começas a dar mais valor a tudo o que tens de bom na tua vida e a não desesperar tanto com as coisas más. Porque tudo é passageiro. A vida é feita de ciclos e tu não deves exigir apenas tempos bons e praguejar quando vêm os maus porque se esses não existissem tu nunca darias valor aos bons e desperdiciarias muito mais do que já o fazes.

Por isso, hoje escrevo para ti que estás a crescer. Quer tenhas 7 anos ou 70, estás sempre a crescer e nunca é tarde para aprender e para dar graças pela história que tem sido a tua vida. Tu que estás a sofrer, tem fé, tem esperança, porque melhores tempos virão. Não sobrevivas apenas, mas vive. Aproveita este tempo para reflectir na tua vida. Escrutiniza a tua história à procura de lições. Porque essas sim ficam para a vida. 


As memórias são eternas. E um dia tudo o que conheces hoje será uma memória. Portanto não te rendas à rotina, não julgues que este dia é igual ao anterior porque todos os hojes são uma segunda hipótese para tudo o que não fizeste ou fizeste mal ontem. Acorda com um sorriso nos lábios e vive.



Sem comentários:

Enviar um comentário