No fim de semana passado desloquei-me a Aveiras de Cima (Azambuja), para assistir ao Ávinho, a festa do vinho e das adegas. O pessoal apenas tinha de adquirir uma caneca por 2€ e encher ao longo da noite pelas várias adegas espalhadas pela vila. A receita das canecas reverteu para a Cruz Vermelha, delegação de Aveiras de Cima.
Eu até pensava que não ia gostar daquilo porque detesto vinho, mas havia tanto para ver e o ambiente era de tal modo impecável que correu tudo às mil maravilhas. E sim, dei por mim a beber vinho! Comecei com a sangria mas depois fui buscar directamente ao barril, eheh.
O festival teve início na sexta-feira dia 15 de Abril às 19h. Nesse primeiro dia havia não só o vinho mas também febras e pão à descrição. As restantes comidas e bebidas - pão com chouriço, couratos, bifanas, sumos, etc. - eram cerca de metade do preço.
Cheguei ao pé duma barraca e havia vários alguidares com febras, entremeadas e pão e uma travessa com sal. O pessoal chegava lá, tirava o que queria e punha a grelhar. A minha está algures na foto acima! E a sangria a 50 cêntimos a caneca também calhou muito bem. Muita animação à misura com a Bandinha da Filarmónica e a Fanfarra Fá Nem Fum. De acordo com o programa, havia também fados nas adegas, coisa que eu não sabia na altura e não fui ver. À noite foi o concerto dos Foll's.
No sábado houve o desfile etnográfico 'O Ciclo do Vinho'. Gostei muito. Vários tractores a retratar as várias fases do ciclo e as crianças e adultos vestidos com trajes típicos.
À noite foi o concerto dos Homens da Luta, preferido de muitos, inclusivé eu. O vocalista não parou o concerto inteiro, o resto da banda também impecável e os discursos faziam rir o pessoal. Que se pode pedir mais?
No domingo dia 17 houve gincana de tractores, a Fórmula T e mais animação de rua. E claro, vinho, muito vinho, esse é que não podia faltar.
Terminou por volta das 19h. O ambiente era simplesmente espectacular, como já só se encontra nestas vilas típicas. Claro que houve pancada também, como não podia deixar de ser, principalmente às altas horas da noite, mas no geral a coisa correu muito bem e esteve sempre bem controlada. Não andava muito sem ver um GNR. E de acordo com o blog da Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiras de Cima, apenas houveram 7 intervenções, novo record para o Ávinho.
Espero estar lá para o ano, foi sem dúvida uma experiência a repetir. Ah e não se esqueçam de ver o resto das fotos na minha página do facebook - http://www.facebook.com/MistLuna
E já sabem... Toca a beber com moderação :)
Bom início de semana para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário